Ads Top

Ads Top

Blog Archive

Slider Widget

5/Fashion/slider

Labels

Advertisement

Main Ad

Labels

Ads Inter Below The Post
Ads Home
Ads Below The Title

Popular

Brasil 100 anos olímpicos - Antuérpia 1920



A primeira participação olímpica do Brasil em olimpíadas quase não aconteceu em Antuérpia, cidade escolhida para sediar os primeiros jogos após a primeira guerra mundial.  Com muito esforço e apoio da Confederação brasileira de desportos (CBD) e do governo federal, os atletas amadores viajaram no navio cargueiro Curvello. Instalações ruins, cabines mal ventiladas, tudo conspirava contra os pioneiros do Brasil. E para piorar, na parada na Ilha da madeira (POR), o comandante do navio reparou que os brasileiros só chegariam a Antuérpia 5 de agosto, duas semanas do início das competições de tiro. Foi aí que Guilherme Paraense, Afrânio da Costa, Sebastião Wolf, Dario Barbosa e Fernando Soledade começaram a sua aventura

Os cinco desembarcaram em Portugal e de trem, iniciaram a viagem para a cidade belga. Mas quando chegaram à fronteira, os atletas do tiro tiveram suas armas confiscadas. Afinal, como explicar que eles estavam indo para as olimpíadas. Com ajuda de diplomatas, cada atirador conseguiu manter uma arma consigo.

Mas o martírio não tinha terminado para o pessoal do tiro esportivo, que teve o seu material roubado em Bruxelas, viu o apoio do governo federal prometido não vir e com isso, só restou pedir ajuda ao Cônsul do Brasil na Bélgica, que bancou alimentação dos atletas. 

Mas com poucas armas e munição para treinar, a situação não era boa para os brasileiros do tiro. Mas eles fizeram amizade com os atiradores americanos, que com apoio da fabricante de armas colt, tinham muito material disponível e emprestaram duas pistolas colt, munição e alvos para os brasileiros.

Na competição, veio à tona o talento brasileiro: na prova por equipes, os brasileiros revezaram as duas colts e com um bom equipamento aliado à boa mira, eles conquistaram a medalha de bronze na pistola livre- a primeira medalha olímpica da história brasileira. No mesmo dia Afrânio da Costa conquistou a medalha de prata na pistola livre – a primeira medalha olímpica individual do Brasil.

Mas a glória máxima viria no dia seguinte. Na prova de revólver (hoje chamada de tiro rápido). Guilherme Paraense, primeiro-tenente do Exército, acertou 274 pontos em 300, ficando dois pontos à frente do americano Bracken, um dos que sensibilizaram com os brasileiros e emprestaram munições e armas. Essa foi a primeira medalha de ouro do Brasil e de um país da América do Sul em Jogos olímpicos. E por pouco, tão tivemos uma quarta medalha pois os cinco deixaram o brasil em quarto na competição por equipes do tiro rápido.

Durante os Jogos, os atletas brasileiros demonstraram grande versatilidade. Orlando Amêndola e João Jório, por exemplo, disputaram provas em três modalidades: natação, remo e polo aquático. Outros três nadadores expandiram suas habilidades para mais um esporte além da natação: Abrahão Saliture (remo), Adhemar Ferreira Serpa e Angelo Gammaro (polo aquático). Embora fosse verão na Europa - os Jogos aconteceram em julho -, o frio era intenso e a temperatura da água da piscina registrava três graus no dia da primeira competição.

Por conta da temperatura e da falta de recursos e descanso, já que o restante da delegação continuou a viajar no navio cargueiro, o melhor resultado foi do pólo aquático masculino que terminou em sétimo lugar.  No quadro de medalhas, o Brasil terminou em décimo quinto, com uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze.

Graças às medalhas conquistadas pelo tiro, a delegação brasileira pode voltar em um navio muito mais confortável. Os medalhistas foram recebidos como heróis nacionais, ganhando uma homenagem das mãos do presidente do Brasil na época, Epitácio Pessoa.




Postar um comentário

Copyright © novotesteolimpico. Designed by OddThemes